Depressão é comum nos 40?!

 

A revista “Social Science and Medicine” publicou um estudo que mostra que a depressão é muito comum quando chegamos aos 40 anos. De acordo com o mesmo estudo, que falou com mais de 2 milhões de pessoas, a depressão se instala na maioria das pessoas por volta dos 44 anos.  Lamentavelmente esta é a doença do século, e não escolhe idade. Mas tenho que admitir que a chegada dos 40 me trouxe uma tristeza que antes não tenho certeza se tinha. Esta idade traz algumas incertezas, traz insegurança, traz arrependimentos, traz muita nostalgia.

Nesta idade costumamos avaliar tudo o que fizemos e o que ficou por fazer. É quando também damos maior atenção ao tema aposentadoria e tentamos entender quais são nossos objetivos, que não costumam estar muito claros.

Apesar de saber que há muito a ser feito, é invitável o sentimento de frustração por conquistas que não aconteceram. E como lidar com isso?

Confesso que tenho tentado…

Tenho tentado lidar com a tristeza que insiste em me acompanhar,

Tenho tentado buscar força nos relacionamentos, porém hoje em dia as familias praticamente não se entendem. Não há generosidade ou amor verdadeiro… apenas competição e pré julgamentos.

Tenho tentado buscar força na fé e na gratidão que tenho por ter saúde, uma bela familia e um emprego.

Tenho tentado fazer a diferença no meu trabalho, mesmo com todas as dificuldades impostas por esta severa crise econômica e política.

Tenho tentado não me desesperar cada vez que sinto alguma dor diferente, dor no peito ou incômodo.

Não é fácil. Mas vamos em frente, pois há muito para se viver e fazer.

 

Comente
Anterior
Deixe um comentário!